Vozes do Poente |Maria Silva, aluna (12º J)
O Que é Ser Jovem no Séc. XXI?
Na minha opinião, ser um jovem no século XXI traz consigo algumas facilidades, mas também uma maior dificuldade para ultrapassar certos desafios, devido à falta de preparação.
Sendo uma jovem do século XXI, acabo por beneficiar desse facilitismo, mas não quer dizer que esteja completamente de acordo com essa ideia. A época do “covid” ligou-nos ainda mais às tecnologias e ajudou-nos a ter todas as respostas à distância de um clique. Claro que a internet é muito benéfica em bastantes vertentes, mas acaba por dificultar as interações básicas entre humanos e faz com que as pessoas se desliguem do mundo que as rodeia. Hoje em dia, grande parte dos jovens não sabe cozinhar uma refeição básica, como arroz e um bife, ou mesmo ligar uma máquina da roupa e muitos dos nossos futuros profissionais terão um diploma de um curso superior baseados em “copy-paste” de respostas da “internet”.
Por outro lado, existem problemas que não foram criados por jovens e que se tornam um desafio difícil de enfrentar, como o caso da falta de emprego e os baixos salários. Muitos alunos que se licenciam na área da saúde, por exemplo, acabam por ter de emigrar para países que valorizem mais o seu trabalho, algo que em Portugal acontece frequentemente.
Concluindo, ser um jovem nos dias de hoje é mais fácil do que foi para os meus pais, por exemplo, mas não deixa de ter as suas dificuldades.