Os Pontos e Vírgulas da Educação Inclusiva | Alda Santos

O bem-estar do professor é um estado emocional positivo que combina as necessidades e expectativas pessoais, tanto dos alunos como dos seus professores. O bem-estar do professor e a sua satisfação no trabalho influenciam fortemente o seu comportamento e estão positivamente relacionados com o ambiente da escola e da sala de aula e com o aproveitamento dos alunos. Pesquisas demonstram igualmente uma relação positiva entre a motivação dos professores e o desempenho e o bem-estar dos alunos. Além disso, o bem-estar dos professores está relacionado com a manutenção, na escola, de professores altamente qualificados, o que é especialmente importante para as escolas com alunos com necessidades elevadas. O bem-estar e a eficácia pessoal do professor também ajudam a combater o abandono escolar precoce, pelo que é essencial que os professores recebam o apoio de que necessitam. Embora estudos recentes sobre o bem-estar dos professores tenham tido tendência para se centrarem nos aspetos negativos, como o stresse ou o esgotamento, ilustram também a importância deste tópico para a formação inicial e contínua dos professores. O bem-estar de um professor não se obtém apenas com a participação em seminários ou ações de formação. Aumentar o bem-estar do pessoal é um processo de longo prazo, que requer reflexão, uma abordagem coerente e a introdução e experimentação de práticas mais construtivas. No essencial, envolve a interação de vários fatores.
- Cultura de apoio à escola: melhorar as condições de trabalho dos professores é fundamental para o seu bem-estar e satisfação, bem como para o sucesso dos alunos. É importante proporcionar aos professores tempo e espaço adequados para o trabalho colaborativo. Uma cultura colaborativa envolve o apoio mútuo, a possibilidade de participar ativamente nas decisões escolares e uma cultura de confiança baseada em valores partilhados. Além disso, um ambiente escolar positivo é caracterizado por avaliação, autonomia, encorajamento, colegialidade, confiança, estímulo e liderança administrativa. Fazer parte de uma comunidade profissional de aprendizagem, moldada por colaborações dentro das escolas e ligação em rede com outras escolas e com a comunidade, é essencial para a motivação e a permanência do professor. Os diretores das escolas e os seus estilos de liderança, valores, personalidade e ações também desempenham um papel importante na promoção do bem-estar dos professores.
- Profissionalização de professores: a investigação demonstra uma forte ligação entre o profissionalismo dos professores e a perceção do seu estatuto, da sua eficácia pessoal e do seu bem-estar. A formação inicial do professor proporciona uma base sólida para o seu bem-estar e é importante para a sua manutenção na profissão. O desenvolvimento profissional contínuo (DPC) desempenha um importante papel na melhoria do desempenho do professor, no seu empenhamento e na satisfação obtida no trabalho. Uma vez que os relacionamentos de orientação colaborativa estão fortemente relacionados com a fruição do trabalho, a motivação, a eficácia pessoal, o bem-estar e a continuidade dos professores, terá de haver maior cuidado na seleção de orientadores experientes. De igual modo, as redes de apoio interpares de professores contribuem para o bem-estar destes.
- Relações positivas professor-aluno: as relações positivas entre professores e alunos constituem um pré-requisito necessário, não só para o sucesso do aluno, mas também para o bem-estar do professor. As relações positivas professor-aluno estão na base da motivação intrínseca dos professores. Esses relacionamentos podem, intrinsecamente, recompensar os professores e aumentar a sua motivação. Acresce o facto de que as boas relações com os alunos não só ajudam a evitar angústias e medos, mas também aumentam o bem-estar dos professores.

 

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