Os Pontos e Vírgulas da Educação Inclusiva | Alda Santos

São normalmente duas as frases que oiço quando digo a minha profissão.
“- Professora de Educação Especial? O que fazes exatamente?”
“- Ah, isso é um grande desafio! Tens de trabalhar com casos complicados …”
Existe efetivamente quem ainda não compreenda exatamente o que faz um professor de Educação Especial. Esta é uma atitude resultante da multiplicidade de papéis que os professores nesta área têm assumido dependendo das instituições/escolas onde estão inseridos; da sua base de formação e em última instância do perfil de cada um. Há, no entanto, como em todas as profissões uma definição de funções comuns.
Para corresponderem a todas estas preocupações e funções, são muitas vezes referidas como características essenciais à condição de professor de Educação Especial, ser:
- Flexível, para atender às diferentes solicitações;
- Otimista para desenvolver uma visão global positiva junto de professores e outros atores da comunidade educativa;
- Comunicativo, uma vez que se torna muitas vezes, a ponte entre várias estruturas;
- Equilibrado emocionalmente, para assumir o seu papel e transmitir confiança aos outros para que estes também assumam o seu papel na inclusão;
- Persistente na busca de estratégias, capazes de ajudar os outros na ultrapassagem de obstáculos;
- Articulador e integrador, porque deve partilhar não só responsabilidades como tomadas de decisão;
- Empenhado para não se conformar com medidas ou tomadas de posição que servem para muitos, mas podem não servir para exceções.
É o professor de Educação Especial que pode ajudar os professores do conselho de turma com ferramentas e estratégias que permitem ajudar o aluno no seu percurso. É o aliado para discutir, planear e orientar a intervenção mais adequada. Tem também um papel fundamental para explicitar à comunidade escolar não só o enquadramento legal, mas a filosofia subjacente nas necessidades educativas especiais para que todos os intervenientes usem uma linguagem universal e uma postura congruente. “Rigor” é uma palavra fundamental. Fundamental para definir, também, o que não é Educação Especial. Não é um espaço para explicações, não é uma sala de apoio às disciplinas, não é um professor de apoio sócio educativo e não é o “médico de família” do Ministério da Educação que transpõe para um papel, em modo de medida educativa, as indicações do relatório médico do aluno. Cada alínea de cada medida educativa tem de ser pensada, repensada, especificada e nunca, nunca generalizada ou massificada. Os alunos não são rótulos. São nomes, vidas e personalidades diferentes que, para progredirem no seu percurso, têm de ser respeitados. Deste modo, a relação pedagógica com cada discente é, também ela, específica e única. É necessário atender às particularidades de cada um dos alunos, tratando-os como individualidades, respeitando a sua afetividade, os seus valores e as suas limitações. A construção de um clima de abertura propício à valorização, não só da vertente intelectual, mas também da vertente afetiva e ainda a criação de situações que lhes permitam desenvolver atitudes e hábitos positivos de relação e cooperação, contribuindo assim para o crescimento da sua maturidade cívica e sócio afetiva. Os pressupostos para a relação pedagógica estabelecida com os alunos devem ser a confiança e o respeito mútuos. Assim, é importante atender às suas dificuldades e anseios, mostrar disponibilidade para as suas solicitações, dentro e fora da sala de aula. De igual modo, integrar e valorizar as intervenções de cada aluno, criando situações que permitam desenvolver a segurança e a autoestima. O recurso ao “reforço positivo” (sobretudo com alunos mais inseguros), permite detetar as necessidades, os interesses e as aptidões de cada um deles, com o objetivo de os conhecer, compreender e ajudar. A diversificação de estratégias, a estimulação da participação dos alunos, a criação de um clima de descontração responsável e disciplinado permitem o cumprimento dos objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento de competências específicas. São estes os pressupostos que orientam a intervenção dos professores do Grupo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente

 

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