Palestra sobre Energia Nuclear
P&V

À semelhança de anos anteriores, o Departamento de Ciências Sociais e Humanidades do AEMGPoente promoveu iniciativas no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro). Este ano o tema foi o perigo dum conflito nuclear, que nos últimos meses do ano 2017 se foi tornando eminente face à troca de provocações entre os governos da Coreia do Norte e dos Estados Unidos da América.
Entre as iniciativas promovidas, destaca-se a exposição de cartazes sobre o uso de armas nucleares e os acidentes em centrais nucleares, organizada pelos alunos de História de 12º ano, bem como a seleção de diapositivos projetados no atrio, atividade feita nas aulas de geografia por alunos do 11º ano. Estes materiais estiveram expostos na semana de 11 a 15 de dezembro,

O ponto alto foi a palestra sobre física nuclear e energia, promovida em colaboração com o Clube de Ciência, que decorreu no auditório, na manhã de 13 de dezembro. Tendo como convidado o professor da Universidade de Coimbra, Vitaly Chepel, nela foi apresentado um ponto de vista diferente: a física nuclear e a produção de energia. Numa linguagem relativamente acessível a quem possui conhecimentos básicos de física, o professor russo desdramatizou a questão dos perigos do nuclear, e mostrou, através de materiais gráficos muito sugestivos, como se produz energia nuclear, atualmente uma fonte energética sem a qual o mundo já não pode passar. Um gráfico apresentado, sobre as fontes da energia elétrica, coloca-a na 3ª posição, com um contributo de 20%, apenas superada pela produzida pelas centrais de carvão e gás, que representam, cada uma, 30%. As chamadas energias limpas, ou renováveis, ocupam ainda o último lugar, sendo 7% do total da energia elétrica produzida no mundo.

Design by JoomlaSaver