Carla Panta|Os pais dos pequenos


Fevereiro é um mês adocicado pelo Santo Valentim, os afetos andam à solta e a propensão para falar de AMOR paira no ar.
N’Os Pais dos Pequenos interessa-nos o Amor dos pais pelos filhos e o dos filhos pelos pais. Compromisso de Amor ou Amor comprometido? Amarão estes da mesma maneira?
Perguntei a algumas crianças do nosso Agrupamento, o que era para eles o Amor dos pais e percebi que a maioria associou este sentimento ao ato de brincar em família. Outras perspetivas foram dadas, tais como: “é darem-me beijinhos”, “deixarem-me ajudar no que eles estão a fazer”, “acabarem de dizer que gostam de mim e eu sentir isso”, “contarem-me uma história”, “é deixarem-me arrumar porque eu gosto”, “é a mãe e o pai abraçarem-me”, “é carinho”, “é gostarem uns dos outros”, “dizerem-me que gostam de mim desde a terra até à lua”, ou ainda “virem buscar-me cedo às AAAF e virem a sorrir para mim”.
Quando perguntei às mesmas crianças como faziam para mostrar aos pais que gostavam deles, disseram: “brinco com eles”, “eles amam-me e eu também amo eles”, “dou abracinhos aos meus pais”, “não me porto mal nas AAAF”, “dou carinho a eles”, “dar flores e coisas em troca do carinho que eles me dão”, “fazer bondades para ser bom”, “ajudar os pais e ajudar a fazer o jantar”, “eu sorrio para os meus pais”, “dou abraços e beijinhos” ou “ajudo o mano e brinco com ele”.
Nas emoções e sentimentos das crianças, brincar é naturalmente Amar e o Amor afirma-se no brincar. Os gestos carinhosos, os abraços e os beijinhos também figuram neste importante conceito.
Alguma vez tinha pensado que se adotar um comportamento amoroso e brincalhão e investir na brincadeira com os seus filhos, está a revelar o Amor que sente por eles?
[obviamente que umas pitadas de firmeza nos momentos mais conturbados - sim, porque é fundamental crescer com limites bem definidos e com a certeza de que quem deve estabelecer as regras em casa são os pais – fazem parte da linguagem do Amor!]
E assim poderá nascer a parceria mais bonita de uma sociedade: pais e filhos entrelaçados pelo mesmo código de Amor!
Os ganhos são imensos, pais! As vossas crianças crescerão emocionalmente fortes e saudáveis, com vontade de aprender, capazes de sonhar e de ter esperança no futuro!
Com A M O R!

 

Design by JoomlaSaver