Ana Margarida |Notícia

A juventude é uma época inesquecível, urdida de irreverência e alegria, na qual são lançadas preciosas sementes, pressupondo-se que, no tempo que há de chegar, sejam colhidos viçosos frutos. A primavera da vida é, por isso, uma audaz jornada que não deve ser desperdiçada com prazeres imediatos e de fraca monta, mas antes usufruída em plena consciência, acarinhando-se cada esforço e respetiva conquista. É certo que a caminhada nessa “escada em caracol” não está isenta de algumas quedas, doses de sacrifício, tomadas de consciência da necessidade de dedicação, de respeito por si e por quem connosco trepa vida fora.
Assim, e de modo a fortalecer os laços de amizade, os alunos da turma B do 7º ano têm sido levados, em contexto da disciplina de Português, a refletir sobre normas, comportamentos e valores que devem permear a caminhada do jovem rumo à edificação do cidadão adulto realizado e em paz consigo e com os outros. Procedeu-se, por isso, a uma reflexão em torno do poema “Amigo é”, de Alexandre O’Neill, bem como à elaboração, em trabalho de grupo, de frases de apelo à tolerância e amor ao próximo, expostas na “Árvore da Paz”, composição visual elaborada com materiais recicláveis pelo grupo-turma e colocada na Sala do Aluno da escola Guilherme Stephens. Imbuídos do espírito natalício, os alunos elaboraram um texto coletivo que endereçaram aos elementos da Coordenação do Agrupamento.
Os alunos estão de parabéns, pois souberam concluir que, na delirante juventude, a humildade e companheirismo devem estar presentes; a sensatez e gentileza para com o Outro devem ser praticadas; a dedicação, a generosidade e a disciplina são ingredientes valiosos para que, no topo dos degraus, o Sol possa ser o doce refrigério na superação de tantos obstáculos. Oxalá, cada jovem deste Agrupamento se mostre destemido na ponderada subida de cada degrau de uma escada da vida que se deseja plena de Tolerância e de Amor ao próximo.

Design by JoomlaSaver