Sofia Puglielli | Mãe Terra!

Os processos de industrialização e as práticas de manufatura atuais facilitam e satisfazem as necessidades de uma sociedade consumista como a de hoje em dia. Mas já nos detivemos a pensar naquilo que estamos a comprar no supermercado? Provavelmente só pensamos naquilo que nos estão a vender, mas não naquilo que é na realidade.
Num estado de ignorância em que o produtor ganha mais e nós pagamos menos, quem é que realmente se importa pela maneira como são produzidos os alimentos que consumimos? Hoje em dia, a maior parte da produção alimentar está relacionada com a utilização de métodos artificias/químicos, mas com certeza já ouviram falar do assunto alguma vez.
Com o conceito orgânico referimos-nos a natural. De acordo com a OTA “Organic Trade Assotiation”, os alimentos orgânicos estão livres de pesticidas e fertilizantes tóxicos e sintéticos, engenharia genética, antibióticos, hormonas de crescimento sintético, sabores artificiais, corantes, conservantes, lodo de esgoto e irradiação. Mas o que acontece ao optar por uma alimentação orgânica?


Está confirmada, através de estudos toxicológicos, a relação existente entre os pesticidas e certas patologias, como o cancro, as alergias, a asma, etc. Já os alimentos da agricultura biológica são cultivados em solos equilibrados, sendo assim mais ricos em nutrientes que proporcionam uma alimentação mais rica e saudável (segundo https://agrobio.pt). Além disso a produção orgânica, seja agrícola ou agropecuária, permite-nos redescobrir o verdadeiro gosto dos alimentos.
Mas estes são apenas aspectos positivos para o consumidor. Para o nosso planeta, orgânico é sinónimo de sustentável. Uma produção natural reflete-se numa redução da contaminação do ambiente. Sem pesticidas ou herbicidas que poluam a nossa terra, a agricultura do futuro será menos afetada.
Em conclusão, uma alimentação orgânica reflete-se de maneria positiva tanto na nossa vida quanto no nosso planeta. Este estilo de vida compensa, pois os efeitos benéficos da mesma na nossa saúde, planeta e futuro, valerão o esforço económico que a produção, e compra, orgânica exigem. Por isso, escolhe bem que tipo de alimentos consumir com o teu dinheiro.
Orgânico = Vida.

 

Design by JoomlaSaver