Poente em notícias |Fátima Roque
ECO escolas: 11º A e B em luta contra as invasoras
A tarde soalheira do dia 28 de setembro de 2023 foi fantástica. Quarenta alunos do 11º ano das turmas A e B participaram numa atividade promovida pela CMMG na praia do Samouco.
A Dra. Sónia Guerra recebeu os alunos explicando o papel importante das dunas na proteção das zonas costeiras atuando como barreiras naturais contra tempestades, inundações, ventos e protegendo campos agrícolas. No século XVIII e XIX foram criadas estratégias para fixação das areias com estacas e com a plantação de plantas e árvores, aumentando assim o seu valor económico com a sua conversão em áreas florestais, proporcionando atualmente belos espaços de lazer, e várias atividades recreativas e turísticas.
As dunas contêm atualmente um ecossistema importante a ser preservado. O conhecimento das plantas que mantêm esse ecossistema saudável e das que o podem prejudicar é essencial para a sua preservação. A Dra. Sónia Guerra mostrou como a aparente beleza do chorão das areias pode invadir este habitat e reduzir a vitalidade de outras plantas. De seguida, demonstrou como erradicar esta planta invasora, tornando-a útil depois de seca e arrancada, dado que pode fornecer nutrientes às plantas autóctones das dunas.
Passando à ação, munidos de luvas, os alunos começaram a arrancar as longas raízes do chorão das areias que percorriam algumas zonas do areal do Samouco, a princípio um pouco tímidos, mas gradualmente de forma mais decidida. Surpreendentemente, quando reparámos, em cerca de uma hora o resultado era muito positivo.
Depois de beber água, que o calor desse dia era intenso, ainda houve tempo para explorar as areias junto ao mar e observar aí a altura da duna, antes do regresso à escola.
Viveu-se uma tarde que todos os participantes recordam com saudade, pelo convívio, pelo que aprenderam e por terem feito uma ação de controlo das invasoras, tão benéfica para a preservação de um local tão aprazível.