Poente em notícias |António Santos
Plano de Ação para a Leitura
O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente (AEMGP) é um dos 15 agrupamentos piloto a nível nacional. O AEMGP, sentindo a necessidade de motivar para a leitura e de melhorar os índices de literacia, da diversidade da sua população escolar, apresentou uma candidatura ao PAL, que tem como principal objetivo apoiar a definição e implementação de programas de promoção da literacia e da leitura sustentados na avaliação específica da realidade de cada agrupamento.
Com a integração no PAL, o AEMGP irá promover o reforço da articulação entre ciclos, o trabalho inovador e transdisciplinar no âmbito do Plano de Inovação e da Oficina de Projetos e estimular a multiculturalidade entre os nossos alunos em parceria com as Escolas Portuguesas no Estrangeiro. Procurará ainda promover, através das competências de leitura e de escrita, processos de inclusão e autonomia dos alunos, consolidar a articulação dos projectos desenvolvidos no Plano Nacional das Artes com a promoção da leitura e da escrita, dando voz aos alunos e reforçando o seu papel no Agrupamento.
Este projecto, com a duração de 3 anos, será transversal a todo o agrupamento e pretende-se que venha a revolucionar a leitura nas várias dimensões do quotidiano escolar.
O protocolo entre o AEMGP e o PNL foi assinado pelo director do Agrupamento, Cesário Silva e pela comissária do PNL, Regina Duarte, no passado dia 22 de setembro, no Ministério da Educação.