P&V

Nesta edição do P&V, iniciamos a rubrica Voltei à Escola. Este é um espaço no qual publicaremos fragmentos, selecionados pelos autores, de Portefólios Reflexivos de Aprendizagens, o documento base da demonstração de competências dos adultos que procuram a obtenção de um diploma escolar através do processo RVCC

(Reconhecimento, Validação e Demonstração de Competências).
Este processo, iniciado em Portugal no ano 2002 e alargado ao nível secundário em 2005/6, constitui a grande aposta da política educativa de formação de adultos no século XXI.
A Calazans Duarte criou, em 2005, um Centro Novas Oportunidades, que funcionou ininterruptamente até abril de 2103. Várias centenas de homens e mulheres, que, por razões várias, abandonaram a escola cedo demais, obtiveram no CNO um diploma escolar de 6º, 9º ou 12º ano.

Entre 2013 e 2017, período em que os CNO foram substituídos por CQEP’s, estes não funcionaram na Calazans Duarte. O empenho da direção e o reconhecimento institucional do nosso trabalho permitiram reabrir o centro, agora designado QUALIFICA, que continua a ser procurado por adultos não apenas para serem certificados, mas, cada vez mais, para aqui atualizarem os seus conhecimentos e melhorarem as suas competências através das ofertas formativas disponíveis.
Nuno Bernardes é um desses adultos que durante 8 meses frequentou ações de formação e desenvolveu o seu Portefólio. Apresentou-se a júri em julho de 2018, obtendo o certificado de ensino secundário.
Das 63 páginas escritas, Nuno Bernardes selecionou, para publicação, os excertos que aqui pode ler, demonstrando eloquentemente que um Portefólio de RVCC é sobretudo um documento reflexivo sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da vida, em diferentes contextos.

Design by JoomlaSaver