Sofia A. Puglielli | Mãe Terra


Alguns de vocês estão fartos de ouvir falar sobre o aquecimento global. No entanto, ainda que estejam conscientes deste grande problema, os humanos parecem não tomar medidas para solucioná-lo. É preciso que estejamos concientes da magnitude do assunto, da sua importância e da necessidade de solução; para poder haver uma mudança é preciso tomar medidas e para isto é necessário abrir os olhos.
O aquecimento global não é um mito, nem um exagero. Cada dia o nosso planeta está mais quente, tudo isto devido ao excesso de dióxido de carbono e outros gases na atmosfera, os quais intensificam o efeito de estufa. Por outras palavras, o ser humano está a produzir demasiados poluentes, aumentando a intensidade do fenómeno que mantém o nosso planeta quente. Mas nada disto é novo, pois com certeza já ouviram falar. Em consequência das nossas ações, “A temperatura média da superfície do planeta subiu cerca de 0,6 graus Celsius desde o final do século 19”- NASA (https://climate.nasa.gov/evidence/ ). 0,6 um número que parece tão pequeno, mas com consequências enormes. Cada indústria, cada carro a gasóleo, ou a gasolina, até cada aerosol, prejudicam o nosso ecossistema, juntamente com a desflorestação. Mas ainda não nos demos conta.
A atual mudança climática está intimamente ligada a este assunto, sendo assim o resultado do aquecimento global. Este problema afeta o equilíbrio ecológico do planeta, representando uma grande ameaça para o ambiente. Mas, com que efeitos?


Já a nossa agricultura vê-se afetada pelo aumento da temperatura, longos períodos de seca ou fortes chuvas complicam os cultivos. As florestas estão cada vez mais secas e quentes, levando à extinção de diferentes espécies de plantas e animais. Também estas mudanças climáticas podem resultar na escassez de água potável, no aumento de desastres naturais, por exemplo inundações, resultantes das chuvas cada vez mais intensas. As ondas de calor são cada vez mais fortes e constantes, levando à descongelação dos glaciares aumentando o nível dos oceanos. Estas ondas de calor também prejudicam a nossa saúde. Tudo isto está a acontecer justamente agora, piorando pouco a pouco. Sabemos que o planeta está a mudar. Estamos a destruir o nosso lar.


Hoje em dia existem organizações cujo propósito é impor a redução e controlo da emissão de gases de efeito de estufa para travar as alterações climáticas. Mas, a mudança climática também está nas nossas mãos. Estamos a fazer alguma coisa pelo planeta no nosso dia-a-dia? Ou continuamos a acreditar que se trata duma mentira, que o assunto não tem importância? No entanto, afirmam os cientistas, em 90 anos terá, quando o planeta que hoje conhecemos for só os restos de altas temperaturas e desastres naturais, mudando o estilo de vida que conhecemos hoje.
Podemos optar pelos transportes públicos, economizar energia eléctrica em casa, separar o lixo e reciclar. Existem muitas medidas que contribuem para reduzir o problema, devemos tomar consciência e atuar antes que o planeta piore e seja tarde demais. Devemos tomar iniciativa, dar a conhecer a situação. A Mãe Terra precisa da nossa ajuda.

Design by JoomlaSaver