Três perguntas para… |Fátima Roque

Coordenadora do Projeto Eco-Escolas

Em termos de direitos humanos e ambiente, qual o maior desafio que o mundo enfrenta de momento?
A questão fulcral é que a população do mundo tem de tomar consciência que alguns dos seus direitos nunca deveriam ter sido entendidos como “direitos” porque prejudicam o ambiente.
Não temos o direito de irresponsavelmente “deitar fora” o que já não queremos ter. Há que separar todos os resíduos. Verificar se outros os poderão recuperar. Perceber a quem podem ser vendidas ou doadas algumas coisas. Reduzir o nosso consumo.
Não temos o direito de deitar fora comida quando perto de nós pode haver quem tem dificuldade de se alimentar. Essa comida deve ser doada, vendida mais barata, oferecida a animais. Há plataformas na internet para o fazer, como a “Too good to go”.
Não temos o direito de poluir a atmosfera que é de todos. Não podemos incinerar lixos. Há que instalar filtros nas chaminés de fábricas, descobrir outras formas de produção menos poluidoras, respeitar a legislação em vigor e alargar a sua aplicação a todos os países do mundo, reduzir as emissões de CO2 e o consumo de energia fóssil.
Não temos o direito de poluir a água do mundo. Lagos, rios e oceanos devem ser limpos e preservados. As águas residuais, os esgotos têm de ser devidamente tratados, antes de serem devolvidas à natureza, em todo o mundo.
Não temos o direito de destruir árvores, pinhais, matas e florestas de forma irresponsável visando apenas interesses políticos e económicos.
Esta nossa falsa liberdade que tivemos desde os anos 60 até hoje tem de parar quando interfere com a liberdade dos ecossistemas e dos futuros habitantes deste planeta.

De que forma a escola pode contribuir para a defesa dos direitos humanos e do ambiente?
A escola (desde a pré às faculdades) pode contribuir sensibilizando, distinguindo os bons dos maus exemplos e ajudando a desenvolver projetos e formas de minorar estes impactos ambientais. A escola deve formar os alunos em cidadania ambiental; deve cumprir o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade decretado em abril de 2018 pela DGE.

Imagina que tinhas direito a ser visualizado/a e ouvido/a em todas as redes sociais durante um minuto. Que mensagem gostarias de transmitir a todos os cidadãos do mundo acerca dos direitos humanos e ambiente?
Se me fosse dado um minuto, pediria a todos que se questionassem:
“Que fiz hoje pelo Planeta Terra?
Semeei, plantei ou reguei? Limpei rios, lagos ou oceanos? Reduzi a minha pegada ecológica? Sensibilizei os outros para o fazer? Envolvi pessoas em projetos sustentáveis?”.

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