Notícias do Poente |Sofia Santos e Joana Reis, alunas (8.ºA)

Sankt Martin in Deutschland / Dia de São Martinho na Alemanha


No âmbito da comemoração do dia de Sankt Martin, uma tradição alemã que se realiza a 11 de novembro, as turmas 7.°A e 8.°A, de Alemão, celebraram a data com a produção de uma lanterna, por aluno, projeto que resultou de uma articulação das disciplinas de Educação Visual, Português e Alemão, com as docentes Manuela Ambrósio, Helena Araújo e Célia Bernardo respetivamente.
O dia de Sankt Martin é dedicado a São Martinho de Tours (316-297 d.c.) que trabalhava como legionário romano e, mais tarde, foi nomeado terceiro Bispo de Tours. Segundo reza a lenda, durante uma deslocação a cavalo deparou-se com um sem abrigo a quem deu metade do seu manto.
Esta data é particularmente popular entre as crianças, uma vez que constroem as suas lanternas. Na noite deste dia há desfiles de lanternas nas vilas e cidades da Alemanha, denominadas ‘Martinsumzüge’ ou ‘Lanternenumzüge’, no dia 11 de novembro. Estas atividades são organizadas pelas escolas básicas e os pais colaboram nesta caminhada até ao centro da cidade.


Durante os cortejos, com as suas lanternas iluminadas as crianças vão cantando as canções de Sankt Martin, tal como: “Laterne, Laterne, Sonne, Mond und Sterne…” ou “ Ich gehe mit meiner Laterne...”. No final do desfile surge, na praça da cidade o Sankt Martin, aliás um ator que representa o momento em que o soldado romano, montado no seu cavalo, reparte o seu manto com o pobre mendigo.
As crianças recebem guloseimas e, entre elas, um bolo típico, o ‘Stutenkerl’, também conhecido como ‘Weckman’, que é um bolo com farinha de brioche recheado com passas de uva, em formato de um ser humano, com um cachimbo em gesso, simbolizando o soldado Martin e que mais tarde foi consagrado bispo.
Acredita-se que esta tradição é muito antiga, uma vez que durante as celebrações do solstício de inverno os germanos ofereciam este pão doce aos deuses. Na idade média, os membros da igreja também o ofereciam uns aos outros já que este traria sorte. Esta receita passou a ser consumida nos feriados católicos, nomeadamente no São Martinho e São Nicolau (época do Advento), variando de acordo com a região da Alemanha.
A celebração deste evento culmina com a reunião dos participantes do cortejo em torno de uma grande fogueira para comer bolos, doces, cantar músicas dedicadas a Sankt Martin e beber vinho quente, o ‘Glühwein’ (bebida tradicional para adultos durante esta celebração e posteriormente o Advento e Natal) e as crianças vão pedir doces às lojas e casas à semelhança da tradição portuguesa de “pedir o bolinho”, no dia 1 de novembro.


Este dia é, portanto, dedicado a São Martinho de Tours, e celebra a modéstia e o altruísmo, que são os valores associados ao Santo.
Deste modo, no nosso agrupamento, cada aluno das turmas anteriormente referidas construiu uma lanterna a seu gosto, com diversas formas e iluminou-a, baseando-se na realidade alemã. De seguida, foi montada uma exposição na sala do aluno, na Escola Básica Guilherme Stephens, onde se divulgou este aspeto da cultura alemã.
Esta atividade visou não só ilustrar cultura alemã, mas também sensibilizar a comunidade escolar para o sofrimento das crianças vítimas da guerra na Ucrânia, Palestina, entre outras. As nossas luzes das lanternas representam uma forma de solidariedade para com quem sofre e iluminar o seu caminho, esperando que se abra uma porta de esperança e que estes pequenos seres inocentes encontrem alguma paz e conforto.
‘Ein Licht fur die Kinder im Krieg!’

Design by JoomlaSaver