Vozes do Poente |Raquel Silva, aluna (12º F)
Jovens de Hoje – Mais Ganhos, Vida Melhor?
A vida dos jovens na atualidade difere muito da vida dos jovens das gerações anteriores. Na minha opinião, os jovens têm hoje acesso e direito a quase tudo, o que não se verificava anteriormente, no entanto, surgiram novos desafios a enfrentar.
Por um lado, a vida dos jovens, hoje, está repleta de facilitismos e regalias que as gerações anteriores não possuíam. Do ponto de vista dos direitos, hoje, todos têm acesso à educação e à saúde gratuitas, exemplos do que de melhor, embora nem sempre se reconheça, conquistámos, e que ainda não chega a muitos jovens de países e continentes subdesenvolvidos. Também os desenvolvimentos de novas tecnologias facilitam a sua vida, uma vez que permitem aceder e trocar informação com qualquer parte do mundo, em apenas alguns segundos.
Por outro lado, os novos avanços trouxeram novos desafios. As tecnologias e, principalmente, as redes sociais contribuíram fortemente para o aumento de problemas de saúde mental entre os jovens. Isto porque as redes sociais são manipuláveis e manipuladoras. Temos acesso a vidas falsamente pintadas de perfeição, que podem criar sentimentos de inferioridade e inveja. Para além disso, a industrialização e as economias capitalistas, através do grande incremento dos setores agropecuário, transportes e indústrias têm afetado o meio ambiente, ao libertarem gases com efeito de estufa, gerando um aumento da temperatura média da Terra, o que se afigura como o maior desafio dos jovens: travar esses efeitos ambientais.
Assim, considero que os jovens têm uma vida diária mais facilitada (face a outros tempos), mas têm novos desafios e dificuldades a ultrapassar para assegurar o seu futuro e o futuro das gerações vindouras.