Vozes do Poente |Yara Godinho, aluna (12º J)
Jovens e Tecnologias
O tema da juventude, no século XXI, assume grande relevância. Na minha opinião, acredito que, por um lado, a vida dos jovens seja mais fácil em comparação com a das gerações passadas, mas, por outro lado, considero que possa ser uma vida repleta de desafios.
Primeiramente, um assunto que merece destaque são as tecnologias, que facilitam imenso a vida dos jovens. À medida que as gerações vão passando, a tecnologia evolui, o que pode ser visto como um avanço positivo que facilita diversas coisas, tais como: a comunicação, que, com a invenção e a generalização do uso dos telemóveis, passou a ser mais comum, podendo assim estabelecer-se contacto com as pessoas com maior facilidade, o que estava vedado aos jovens dos séculos anteriores. Para além da comunicação, também a criação da Internet possibilita a aquisição de mais conhecimento e abre portas para os avanços científicos.
Por outro lado, a tecnologia não só facilita a vida dos jovens, como também pode ser vista como uma ameaça. A verdade é que os jovens, no século XXI, não usufruem dela de maneira saudável, o que faz com que fiquem viciados, distanciando-se da vida real, o que foi ainda mais notório após a pandemia vivida. Deste modo, é visível o refúgio dos jovens na tecnologia, um vício que tem um impacto negativo na sua vida, fazendo com que se confrontem com a falta de sociabilidade, tornando-se, assim, pessoas antissociais. Para além disto, com a implantação das tecnologias, vieram também as redes sociais e as celebridades, os influencers e famosos, que permitiram a criação de um padrão de imagem perfeito e inalcançável, em termos de aparência, trazendo conflitos interiores a muitos jovens, relacionados com a sua saúde mental e um certo sentimento de insuficiência sempre que tentam corresponder a um padrão e a um ideal de perfeição inexistente.
Concluindo, acredito que as tecnologias trouxeram impactos positivos e negativos na vida dos jovens, diferenciando assim o modo de vida no século XXI do dos séculos passados.