Tenhamos…Fé | Letícia Santos

O Feminismo é um movimento civil protagonizado por mulheres que apela á igualdade, em vários aspetos, entre géneros.
Este movimento foi influenciado pela Revolução Francesa que defendia a Fraternidade, a Liberdade e Igualdade, sendo esta última algo que não existia entre homens e mulheres da época e, por incrível que pareça, a igualdade de géneros ainda não existe na sua totalidade nos dias de hoje.
Os homens sempre tiveram a liberdade para trabalhar, sustentar a sua família e comentar e estudar os mais diversos tópicos. Eles sempre puderam escolher o seu destino, o seu caminho, a sua jornada, enquanto as mulheres apenas tinham uma escolha… a única função e o único direito que elas tinham era casar, constituir família e educar os filhos. As mulheres que não atingiam este último objetivo não tinham outra escolha senão seguir por caminhos sofridos e considerados desonrosos.
As mulheres nunca tiveram direito ao voto, a expressar-se sobre tópicos políticos e sociais, a trabalhar e muito mais. Então no final do século XIX começaram os primeiros movimentos feministas. Onde as mulheres se manifestavam por igualdade de direitos entre homens e mulheres, manifestações pacificas e greves permitiram que as mulheres conquistassem alguns dos direitos que eles sempre tomaram como garantidos.
Alguns deles defendem que estamos apenas a tornar as coisas mais “fáceis” para elas, no entanto sempre foram eles que as oprimiam, torturavam, escravizavam e tiravam vantagem.
Desta forma é possível declarar que a luta pelos direitos iguais continua, mas apenas com união e paz é que nos conseguiremos fazer ouvir.

Design by JoomlaSaver