Projeto Alun@+ | Fernando Emídio

(a importância da voz das crianças e jovens na escola e na comunidade)
Gostaria de começar por realçar aqui a necessidade e urgência da educação para a cidadania, que se quer ativa e participativa, diversa e inclusiva, como nos exige a sociedade em que vivemos. Em tempos de incerteza e desafios constantes, urge que as nossas crianças e jovens possam desenvolver, desde a mais tenra idade, as competências e capacidades que lhes permitam ser cidadãos/ãs de pleno direito. Falo aqui de incutir o sentido cívico desde cedo, educando para a cidadania democrática, para a autonomia e para o pensamento crítico.
Para isso, é necessário que a escola proporcione espaços e tempos em que as crianças e jovens possam fazer ouvir a sua voz, de uma forma livre, aberta, responsável e regular. Envolver as crianças e jovens na definição das linhas orientadoras da escola, tornando-os agentes de co-construção e co-autoria de documentos estratégicos de orientação e gestão pedagógica, como é o caso do projeto educativo, mas também na participação ativa e responsável na vida diária da escola, capacitando-@s e envolvendo-@s, é cada vez mais uma necessidade.
É importante que as crianças e @s jovens se sintam valorizad@s, saibam que contam, que são capazes de interagir, fazendo perguntas, dando opiniões. É importante perceber como os mais novos se veem nos diferentes papéis que assumem na sociedade ou que a sociedade em determinados momentos lhes impõe.
Conhecer a comunidade em que a escola se insere é fundamental, para que as competências e capacidades desenvolvidas não se resumam apenas ao contexto escolar d@s alun@s. A participação em projetos e atividades desenvolvidos na e com a comunidade deve ser fomentada e valorizada, como parte integrante de uma estratégia de educação para a cidadania de escola coesa e integradora. As parcerias externas são essenciais, quebram paredes e fronteiras artificiais! Só assim se poderão proporcionar e consolidar aprendizagens significativas e em contexto. Há evidência científica de que a partilha e análise de problemas locais (da escola às comunidades) e do modo como, quando é dada a devida importância ao diálogo e escuta ativa, estas estruturas instituídas pel@s interessad@s se transformam em verdadeiras plataformas de atuação. O processo de escuta ativa evidencia uma efetiva apropriação do processo de participação, referindo o sentimento de que a “minha opinião é ouvida e é válida”. Testemunha-se que estudantes escutad@s quer pelos diferentes órgãos e estruturas de gestão quer pel@s docentes, no final, assumem a escola como a sua segunda casa, local de bem-estar e de aprendizagem. As escolas devem mudar com aquilo que @s estudantes dizem!
Associado ao convite às crianças e jovens para falar, está a obrigação de @s ouvir e de integrar os seus contributos. A educação do adulto para a cidadania democrática revela-se, entre outras, na sua capacidade de não se limitar a ouvir o que @s mais nov@s trazem, mas de criar verdadeiros espaços de participação e co-construção. A escuta ativa requer aprendizagem e compromisso!

Neste sentido, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, através do seu projeto Alun@+, enquadrado no Plano Plurianual de Melhoria TEIP, na Estratégia de Educação para a Cidadania e mais recentemente no eixo Ensinar e Aprender do Plano 21/23 Escola+, tem feito esforços para que o que atrás se encontra descrito seja colocado em prática. Nos últimos anos temos promovido a articulação entre as diversas estruturas representativas d@s alun@s, sobretudo do ensino secundário. Essas estruturas são a Assembleia de Delegad@s de Turma, a Associação de Estudantes da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, o/a Diretor/a Júnior da mesma escola e ainda @s representantes d@s alun@s no Conselho Geral do Agrupamento. Este trabalho tem resultado em articulação de atividades e projetos em comum, que acabam por ser potenciados por tod@s, independentemente de quem os cria.
No sentido de alargar esta medida a tod@s @s alun@s do ensino básico e secundário do Agrupamento, este ano letivo acrescentámos algumas dinâmicas ao projeto Alun@+, de modo que tod@s se sintam envolvid@s na vida da escola e da comunidade.
- Todas as turmas, desde o 1.º ao 12.º ano irão ter, ao longo do ano, assembleias regulares para debater temas específicos, quer sugeridos pel@s docentes, quer sugeridos pel@s alun@s.
- Será criada a estrutura “Conselho Consultivo d@s Alun@s”, com representantes de todos os ciclos/níveis de ensino, para refletir e debater acerca de questões relativas ao currículo, ao ensino, à aprendizagem, à avaliação, a projetos e atividades. Os representantes desta nova estrutura participarão em reuniões com órgãos internos e externos, como forma de fazerem ouvir a sua voz, mas também de ouvirem as outras vozes de quem participa no ato educativo.
- Serão dinamizados fóruns temáticos, sobretudo por alun@s do ensino profissional, abertos a toda a comunidade educativa, acerca de assuntos da atualidade e que preocupam jovens e as suas famílias.
- Daremos continuidade às tutorias interpares com @s alun@s do ensino secundário, como forma de promover o sucesso académico, mas sobretudo, para desenvolver capacidades de relacionamento interpessoal e valorização daquilo que cada pessoa tem de melhor para oferecer a outr@s.
- Será criada também a Caixa Eletrónica d@s Alun@s, uma forma simples de tod@s poderem fazer ouvir a sua voz, independente das estruturas já existentes, como forma de se fazerem elogios, sugestões e críticas (construtivas).
Acreditamos que só assim estaremos a criar cidadãos/ãs apt@s a serem agentes ativ@s na sociedade, mas sobretudo a reconhecerem n@ outr@ aquilo que a tod@s nos une: a nossa humanidade, manifestada sobretudo através da nossa bondade e compaixão.

Fernando Emídio
Coordenador TEIP / Coordenador Cidadania e Desenvolvimento

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