A Minha Voz Conta! |Beatriz santos, nº3, 12ºD

A evolução tecnológica e o seu impacto


Nas últimas décadas houve uma grande evolução tecnológica no mundo ocidental, o que teve grandes impactos no mundo atual. Trouxe impactos positivos, mas também negativos, principalmente a nível ambiental. Será que vale a pena continuar a investir neste desenvolvimento sabendo que também é o que está a destruir o planeta?
Por um lado, durante a pandemia, desenvolvimento tecnológico melhorou a qualidade de vida de milhões de pessoas, as tais máquinas permitiram que milhares de famílias não perdessem o contacto e que continuassem a sentirem-se humanas, mesmo sem o contacto físico. As vacinas, por exemplo, são um resultado da tão rápida evolução, provavelmente serão mesmo a melhor parte dela, pois salvaram milhões de vidas.
Por outro lado, tudo isto tem um enorme impacto ambiental, seja o aumento das temperaturas, o surgimento de condições meteorológicas extremas, a destruição de ecossistemas, etc. Esta evolução não está a ser sustentável, está a matar lentamente a natureza, a fonte de vida dos humanos. Na agricultura, por exemplo, a evolução insustentável das técnicas agrícolas e dos fertilizantes está a provocar a desertificação de ilhares de hectares de terra, que dificilmente voltará a ter vida e ser fértil e, consecutivamente, promove o aparecimento de refugiados climáticos, mais uma consequência negativa.
Concluindo, o desenvolvimento tecnológico é necessário para o conforto humano, mas, na minha opinião, está a ser feito da forma errada. Este conforto humano não serve de nada quando irá inevitavelmente de maneira grave a vida futura, principalmente quando nós já temos consciência deste problema e conhecimento de tecnologias sustentáveis que fariam a diferença, se fossem aplicadas já.

Design by JoomlaSaver