No meu país era assim! | Fabrizio Saba


Ainda não sei como é o Natal aqui, em Portugal, mas sei que começa muito mais cedo do que em Itália.
Na verdade, aqui, já em novembro há luzes de Natal e decorações em todas as cidades. Na Itália, o Natal começa mais ou menos no dia 8 de dezembro, quando quase todas as famílias fazem a árvore e o presépio. A cidade começa a ficar iluminada, no centro, com a árvore, luzes nas ruas e pequenos mercados que vendem coisas típicas e possíveis presentes para todos.
Na minha cidade, que fica a dez quilómetros do mar, no Natal, nem faz frio nem neva. Nesta altura do ano, saímos para comprar presentes e comida - é por isso que o trânsito é o pior do ano.
Começamos por comprar doces típicos de Natal, como o Pandoro e o Panetone, que são os doces de Natal mais típicos da Itália. Outra comida típica de inverno, que comemos quase só nesta data, são as castanhas, presentes em todas as mesas italianas.
As aulas acabam a 22 de dezembro e recomeçam no dia 7 de janeiro.
Os dias mais importantes para as famílias são os dias 24, 25 e 26 de dezembro. Nestes dias, 80 por cento do tempo é para cozinhar - come-se peixe, mariscos e enguias nos dias 24 e 26, enquanto no dia 25 se come mais leitão, borrego ou cabrito, acompanhados com lasanhas e pão feito em casa.
Estas celebrações acabam no dia 6 de janeiro, a Epifania (ou Dia da Befana), quando se tira a árvore e o presépio e as crianças fazem os trabalhos de casa enquanto comem doces recebidos neste dia, pela Befana, que é mais ou menos a mesma figura que o Pai Natal, mas no dia 6 de janeiro, feriado em Itália.

Design by JoomlaSaver