Jorge Alves e Sofia Duarte

Neste mundo cada vez mais “pequeno”, cada vez mais global, onde todos nós podemos encontrar em qualquer espaço, nestas nossas escolas em que a sua população tem origens cada vez mais diversificadas, a inclusão e a integração de todos é uma tarefa constante que nos conduz a um enorme enriquecimento e a uma imensa abertura de espírito. No seguimento do que já foi conseguido com o valoroso trabalho de outros colegas (lembremo-nos das “árvores vestidas” ou da publicação em livro de histórias de vida de estrangeiros), o projeto REEI (Rede de Escolas para a Educação Intercultural) apresenta-se novamente no nosso agrupamento com o intuito de celebrar o encontro de culturas, o diálogo de todos os povos e a fraternidade humana. Tudo isto só se conseguirá se continuarmos a saber receber, como já o fizemos, se continuarmos a alimentar a nossa curiosidade de conhecer e compreender “o outro”, se conseguirmos encontrar nas nossas diferenças tudo aquilo que nos une. É com este espírito que, de novo, o Projeto REEI se mostra no nosso agrupamento, integrado numa rede nacional de escolas, com múltiplas parcerias e o apoio do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) da Direção Geral da Educação (DGE) e da Fundação Aga Khan Portugal (AGP). Das atividades previstas para a implementação deste projeto nas nossas escolas para o ano letivo de 2021/2022, já concretizámos a receção aos novos alunos estrangeiros, a que chamámos “Bem-vindo@s”, na qual contámos com a participação de alunos que já frequentam o nosso agrupamento que serviram de “embaixadores” para apresentarem o novo espaço escolar aos colegas recém-chegados. Também visível neste jornal, encontramos o resultado de um outro desafio que empreendemos, a atividade denominada “Palavras Multicolores”, na qual convidamos os nossos alunos de proveniências estrangeiras a mostrar as diferenças que encontram entre os seus países de origem e o país que os acolheu, numa rubrica periódica que publicaremos no “Ponto & Vírgula”, “No Meu País Era Assim”, cujo tema de abertura é “A escola”, com testemunhos que poderão encontrar nesta edição. Entretanto e para futuro, preparai-vos para serdes desafiados com as nossas propostas para que conheçamos e compreendamos melhor aqueles que escolhem o nosso país como pátria de adoção e as nossas escolas como veículo para as suas aprendizagens.

 

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