Biblioteca Escolar |António Nunes
São pequenos, muito pequeninos, são crianças do Jardim de Infância da EB Francisco Veríssimo que acabaram de entrar pela primeira vez na sua biblioteca escolar.
Pouco passava da 9 h de sexta-feira dia 4 de outubro quando bateram à porta e com um ar ainda tímido e a medo, lá foram entrando. Sentaram-se nos pufs reservados à hora do conto. Mas hoje não houve esse momento que, por norma, é do agrado de todos. Hoje, a ida à biblioteca escolar tinha outro propósito, conhecer, sentir, mexer e ouvir algumas recomendações sobre normas de funcionamento de uma biblioteca, que no fundo, não são muito diferentes de uma sala de aula.
Afinal as normas e recomendações já eram do conhecimento de quase todos, parece que vinham com a lição bem estudada, até já sabiam como manusear os livros, sim, porque o ato de folhear um livro nem todos os adultos o fazem convenientemente, imaginem que alguns, levam os dedos à boca para humedecer os mesmos e assim, o ato de virar a página se faça com mais ligeireza.
A curiosidade destas crianças pelos livros, levam-nos a crer que o futuro poderá ser um pouco mais risonho, os leitores não se fazem de um dia para o outro, mas vão-se fazendo, todos os dias, mantendo o contacto entre o livro e a criança, promovendo esse contacto, incentivando, deixando páginas em aberto, ilustrações por descobrir e depois, vamos aguardar, com serenidade, porque os frutos, esses, serão bons certamente.