Pé de Dança


Inês Duque

Quebrar o mundo
Desta vez, irei escrever sobre algo mais específico. Um estilo de dança que fascina muitas pessoas nos dias de hoje, tornando-se assim mundialmente famoso. Esse estilo de dança intitula-se “Hip hop”.
O hip hop teve inicio na década de 1970 graças a um rapaz chamado James Brown, que foi dançar à TV, fazendo com que as pessoas o imitassem.
Existe uma grande variedade de estilos: “breaking”, “locking” e “popping”.
Breaking é uma dança de rua e divide-se em “up-rock” e “floor-rock”. “Up-rock”: movimentos com uma combinação de ataques e defesas simultâneas.
“Floor-rock”: movimentos circulares com as mãos e os pés.
“Locking” é uma dança funk com uma combinação de street jazz e de hip hop. Os movimentos são rápidos nas mãos e nos pés, enquanto nos quadris e nas pernas são mais relaxados.
“Popping” é uma dança urbana baseada na técnica de contrair e relaxar os músculos, de forma rápida, para causar um empurrão no corpo ao som da batida.
Neste campo da dança existem batalhas frequentes de Freestyle. Na Coreia do Sul existe uma competição (casa de disputa) chamada “R-16 Korea”, em que os dançarinos vão competir, anualmente, com coreografias que são de cortar a respiração.Literalmente!
Pelo mundo existem vários estúdios/grupos de dança hip hop famosos, tais como: Just Jerk (grupo), 1Million Dance Studio (estúdio), Millennium Dance Complex (estúdio), entre outros.
Para algumas pessoas, o hip hop pode ser só uma forma de entretenimento ou simplesmente um passatempo; no entanto, há bastantes pessoas que fazem do hip hop um estilo de vida: um caminho para ser ativo na aptidão física ou na dança competitiva e uma maneira de ganhar a vida a dançar profissionalmente.