Sofia Carvão|Opinião

Esperança é a designação para algo que nós queremos bastante que se realize e por isso, não deixamos de a ter enquanto não acontecer aquilo de que estamos à espera. Porém, terá a esperança um papel fulcral na vida humana?
Por um lado, considero que sem esperança a sociedade humana seria mais negativa e problemática, pois, se acreditarmos muito que algo bom poderá acontecer na vida, acabamos por nos sentir mais alegres e com mais vontade de viver. Como exemplo dessa situação, a crise na Venezuela, que está a afetar toda a população, não permite aos venezuelanos comprar sequer dois pães para comer, pois os preços subiram a pique. Mesmo assim, há cidadãos que continuam no país e não perdem a esperança de que este possa melhorar, o que de certa forma os conforta e não os deixa desistir da vida.
Por outro lado, a esperança pode ser enganadora, pois faz-nos acreditar que alguma coisa irá acontecer, o que por vezes não acontece, e isso deixa-nos desolados e irritados, pondo-nos a pensar se a nossa vida, depois disso, tem algum sentido. Exemplificando, no México estão a sair várias pessoas que vão até aos Estados Unidos para tentarem escapar à situação difícil do seu país. Para isso, entram no país vizinho sem qualquer permissão, ou seja, ainda têm esperança de poder recomeçar uma vida noutro país. Porém, estes não podem entrar nos Estados Unidos sendo imigrantes ilegais, o que estraga completamente os seus sonhos e lhes tira todas as esperanças que tinham.
Em suma, a esperança tanto pode levar à felicidade, quando aquilo em que acreditamos se concretiza, ou pode levar à desilusão, quando temos esperança numa coisa e essa não acontece.

Design by JoomlaSaver