Alice Marques|Um mês, uma eco-escola


Apesar de estarem a trabalhar provisoriamente num espaço limitado, enquanto as obras de requalificação da escola decorrem, a educadora e as três professoras do Jardim de Infância e Escola Básica da Moita receberam o P&V para uma reportagem a propósito do projeto Eco escola. “Bom ambiente, boa relação entre colegas, apoio da direção do Agrupamento”… nada lhes falta. Ou melhor: “faltam-nos alunos”, disseram em coro ao Jornal P&V. Com a previsão realista de 13 alunos a terminar o 4º ano e apenas 4 a entrar no 1º, correm o risco de perder um lugar de professor do 1º ciclo.
No presente ano letivo, a escola da Moita tem 16 crianças no Pré-escolar, a cargo da educadora Dília Fernandes, que faz diariamente 164 km para educar estas crianças (mora em Montemor-o-Velho) e 41 no 1º ciclo, distribuídas pelas professoras Liliana Pádua (13 alunos, do 1º+2º anos), Helena de Sousa (15 alunos do 3º ano) e Célia Artilheiro (13 alunos do 4º ano)
Célia Artilheiro é professora nesta escola há 13 anos. É coordenadora do estabelecimento, e desde o 2º período do ano passado, do projeto eco escola. Apresentou ao P&V registos visuais de atividades do último ano, deste programa nacional a que a escola aderiu há meia dúzia de anos. No presente ano letivo já tiveram uma auditoria, em outubro, cuja avaliação, 75%, considera “boa”.
Algumas atividades do projeto já decorreram e muitas outras estão previstas. O hastear da bandeira eco escola, com a presença de entidades locais, a comemoração do Dia da Alimentação com a construção de uma Roda de Alimentos reais, do Dia do Animal, Dia da Música, Dia do Pão por Deus e Dia de S. Martinho foram pretexto para a educação ambiental, em que plásticos e tetra pack foram matéria prima para diversas realizações.
Até final do ano estão previstas outras atividades, não só as evocativas do Dia da Terra, Dia da Floresta, Dia da Água e Dia do Ambiente, mas também a horta pedagógica, debaixo do laranjal, e a continuação da recolha das tampinhas para o projeto nacional “Uma tampa, um sorriso”, lançado pela SPEM (Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla) ou outras que venham a propósito da área curricular de Meio Físico e Social.
As atividades para proteger o ambiente podem ser muito divertidas. Que o digam os meninos e meninas que se preparam para cantar o Hino das eco-escolas.

 


Canção de reciclar
Já é hora
D’aprender a reciclar
De proteger
E de o salvar.
Passam os dias
Passa o tempo sem parar
Já é dia,
Já é hora de trabalhar.
Vamos começar
Junta-te a mim
Para ajudar
Só o sonho fica
Do planeta salvar.

Separar e reciclar
Depende de ti
Depende de nós
Só o sonho fica
Do planeta limpar.

Recolher o óleo
É nossa obrigação
No oleão
O deves colocar.
Diesel e sabão
Tu consegues fazer
Já é dia,
Já é hora do proteger.

Vamos começar
Junta-te a mim
Para ajudar
Só o sonho fica
Do planeta salvar.

Separar e reciclar
Depende de ti
Depende de nós
Só o sonho fica
Do planeta limpar.

Só o sonho fica
Do planeta limpar.

Só o sonho fica
Do planeta limpar.

Só o sonho fica
Do planeta limpar.

Design by JoomlaSaver