Beatriz Menino|ProFuturo


Se há “profissão” que pensamos que nunca irá desaparecer é a de Pai Natal. Nesta época festiva, muitos são os pais e mães natais (pais, mães, avós, primos, tios, vizinhos, amigos…) que, vestidos ou não a rigor, procuram encontrar as prendinhas perfeitas. Por oposição, a lista dos presentes mais desejados, devido à “revolução tecnológica”, sobre a qual temos escrito nas últimas edições desta rúbrica, tem vindo a ser alvo de constantes alterações ao longo dos últimos anos.
Hoje em dia, é cada vez mais comum verificarmos nas listas de presentes, tanto de miúdos como de graúdos, a presença de objetos tecnológicos: tablets, smartphones, computadores portáteis, televisões, câmaras, jogos de computador, hoverboards, smartwatches,… confirmam?
A verdade é que o grande crescimento da tecnologia se tem vindo a refletir não só na nova geração, mas entre toda a família… Os mais pequeninos entretêm-se até à meia-noite em frente ao telemóvel, dedicando-se ao visionamento de vídeos ou jogando entre eles, mas também os mais velhos, muitas vezes, se deixam fascinar pelos aparelhos eletrónicos.
Se é verdade que as novas tecnologias têm vindo a afastar as pessoas, também é verdade que encurtam distâncias e permitem às famílias unirem-se nas épocas especiais… Nesta altura aumenta o número de chamadas telefónicas e videochamadas, o envio de mensagens, a captura e partilha de fotografias… e eis o nosso maior desejo de Natal: DESEJAMOS QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS SEJAM UTILIZADAS PARA UNIR AS PESSOAS E NÃO PARA AFASTÁ-LAS.
Está na hora de deixarmos por escrito os nossos desejos ao Pai Natal:
- Um vídeo que una toda a família;
- Uma sincera mensagem de bom Natal e fim de ano;
- Uma fotografia dos amigos que estão longe;
- Um novo ano de inovações tecnológicas e que estas sejam utilizadas para o progresso da humanidade e não para afastar os membros da sociedade;
- Que toda a equipa deste jornal e todos os seus leitores concretizem os seus próprios desejos…
Resta-nos esperar que todos os Pais Natais espalhados pelo mundo consigam concretizar estes pedidos… Ah, não se esqueçam que todos nós temos a capacidade de nos tornarmos no Pai Natal de quem nos rodeia!

Design by JoomlaSaver