Ricardo Bento |Opinião

O cartoon em questão intitula-se “The rich get richer” e é da autoria de Rodrigo de Matos. Foi publicado no jornal Expresso em 2017.
A imagem surge em tons acastanhados (amarelos e ocres) e dividida em duas regiões principais. Do lado esquerdo é notória a presença de um individuo de vasta riqueza à sombra de um chapéu com a forma do hemisfério norte. Em oposição, à nossa esquerda, encontramos um caldo onde os principais ingredientes são seres humanos, tudo isto, numa taça semiesférica onde estão simbolizados os países abaixo do Trópico de Câncer.


Na minha opinião a direita da ilustração é a representação da infeliz realidade que a sociedade capitalista do século XXI proporciona. Isto é, o homem abastado é o retrato de um por cento da população mundial, que, segundo um jornal norte-americano, possui mais património que a restante porção da humanidade. Como a maioria dos países a sul do equador permanece em desenvolvimento, estes necessitam de subjugar-se aos países com mais capacidades económicas para terem uma economia miserável que seja semi-funcional. Isto torna-se mais evidente ao observarmos a sopa de pessoas da representação em estudo, uma vez que os habitantes das regiões subdesenvolvidas trabalham de uma forma desumana por um salário extremamente baixo atribuído por zonas desenvolvidas de todo o globo.
Concluindo, a ilustração é uma caracterização suprema da sociedade atual e do que a mesma é capaz de fazer aos seus integrantes para que apenas alguns obtenham uma maior riqueza.

 

Design by JoomlaSaver