Marta Veríssimo|Opinião

Alireza Pakdel, do Irão, venceu o Grande Prémio do World Press Cartoon em 2017. Este cartoon apresenta um drama da atualidade, a crise dos refugiados, que procuram uma nova vida, fugindo dos seus países, em direção à Europa.
Nesta imagem, o ambiente representado revela um contraste entre a gravidade da situação e a calma e curiosidade daqueles que assistem. Tudo ocorre numa espécie de Oceanário, onde é visível um barco sobrelotado que se afunda, e de onde se dispersam vários corpos, de vários tamanhos, crianças e adultos, que levam tudo o que têm em malas e sacos que também se perdem na profundidade das águas.


O azul domina toda a imagem e permite distinguir com nitidez os contornos destas vítimas em que se centra a atenção do cartoon. No entanto, num primeiro plano identificamos vultos escuros, de costas, que assistem a esta tragédia com curiosidade, por isso, apontam a câmara para o momento de profunda infelicidade, tornando-o ainda mais desastroso, porque à morte se junta a insensibilidade de quem assiste.
Assim, a sensibilidade do cartoon mostra um problema do mundo em que vivemos, pretendendo, através dele, chamar a atenção e despertar consciências de todos quantos vejam esta imagem, procurando uma solução que, até agora, parece impossível de encontrar.

 

Design by JoomlaSaver