Inês Pirez|Opinião

Este cartoon, intitulado “Futebol e Crise”, foi elaborado por Rodrigo de Matos, tendo sido vencedor do “Press Cartoon Europe” em 2013. Por meio deste cartoon o autor pretendeu criticar a sociedade portuguesa em particular, sendo que esta se importa mais com os campeonatos desportivos, neste caso, o futebol, do que com as próprias pessoas.
De forma pertinente, o cartoonista ilustra um sem abrigo que pede por alimento. Contudo, em troca, em vez de lhe darem o que ele realmente necessita, comida, dão-lhe uma bola de futebol. Ao contrário do que se esperaria, o pedinte agradece a oferta retribuindo com um sorriso. Esta atitude invulgar demonstra que até os mais necessitados têm um maior interesse pelo desporto do que pelas suas necessidades básicas, transmitindo os seus verdadeiros valores.


Para além disso, esta figura ainda nos ajuda a compreender, não só o aficionismo de um simples sem abrigo pelo futebol, mas também o de uma nação inteira que, em vez de se preocupar com o verdadeiro problema económico que Portugal está a enfrentar, se preocupa com a inutilidade dos assuntos desportivos. Esta obsessão por parte de muitos indivíduos da nossa sociedade, é influenciada não só pelos meios de comunicação, como os jornais, mas também pela relevância, em demasia, que o próprio governo dá a estes desportos, incentivando-os constantemente.
Concluindo, este cartoon permite-nos compreender a triste realidade da nossa sociedade. Uma sociedade materialista, pouco inteligente e sem valores.

Inês Pirez, Nº9, 11ºA

Design by JoomlaSaver