Beatriz Menino |Opinião


The rich get richer, da autoria de Rodrigo Matos, é um cartoon do ano de 2017 que integrou uma das edições do jornal Expresso (secção de economia).
O elemento principal desta imagem é o mundo, que se encontra dividido em duas partes. No lado esquerdo da imagem, observamos, dentro de uma moldura, a parte superior do planeta, a servir de chapéu de sol a um magnata (caracterizado pelo seu chapéu no qual está inscrito “1%”) que se encontra sorridente sobre sacos de dinheiro. No lado direito da imagem, a parte inferior do mundo, repleta de inúmeras e distintas pessoas, encontra-se sobre uma fogueira.
Do meu ponto de vista, esta imagem traduz, de modo perfeito, a imperfeita situação atual do mundo. A perceção que temos de uma empresa (ou mesmo de um país) depende das suas figuras máximas (daí a existência da moldura), os mais ricos, uma minoria (“1%”) que explora os mais “fracos” (a maioria).


A imagem remete-nos, ainda, para o facto de estes mais “fracos” (que poderão representar a parte menos desenvolvida do mundo) serem, na verdade, a “fonte de calor” dos mais ricos (país da metade superior do mundo), quando, possivelmente, são quem menos reconhecido vê o seu imenso trabalho.
Em suma, a ilustração espelha, de modo brilhante, a trágica situação económica e social que o mundo atravessa e sobre a qual deveríamos refletir, sendo um ótimo ponto de partida para tal!

Design by JoomlaSaver