P&V |Notícia

“Violência nas relações interpessoais” foi o tema da primeira palestra das Jornadas de Reflexão do projeto Filosofia ConVida, uma iniciativa do grupo de professoras de filosofia da escola Calazans Duarte, que decorreu no dia 11 de dezembro, no grande auditório daquela escola.
Destinado a alunos do ensino secundário, esta palestra contou com as intervenções de Helena Gomes, Técnica de Orientação e Reconhecimento e Validação de Competências do Centro Qualifica, Natália Cardoso, Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima (delegação da APAV), e dois agentes da PSP. Num auditório completamente cheio, estiveram também formandos do Qualifica, representantes da Associação de Pais, do Gabinete de Apoio aos Alunos e à Família (GAAF) e Serviços de Psicologia do Agrupamento.
Dum tema tão vasto, que “daria para várias jornadas”, como disse ao P&V, Fernanda Leitão, professora de Filosofia e coordenadora pedagógica do grupo, os palestrantes optaram por restringir as suas intervenções à violência contra crianças e jovens, violência contra os idosos e combate aos discursos de ódio.


Vídeos e fotografias “de choque” e abordagem de casos reais de violência prenderam a atenção dos jovens. Os dados estatísticos fundamentaram também algumas intervenções, embora reconhecendo que ficam aquém da realidade, porque “muitas vezes as próprias vítimas desistem das queixas”, como explicaram os agentes de segurança.
Alunas da classe de dança da professora Diana Pinto, do Sport Operário Marinhense, proporcionaram uma abertura diferente da palestra, com uma dança que simulava atos de violência.
Filosofia ConVida, que pretende envolver toda a comunidade nas suas iniciativas, voltará ao auditório no 2º período letivo.

Design by JoomlaSaver