Tomás Vicente| De olhos no ecrã

Com o ano a acabar, gostava de partilhar os videojogos premiados este ano e falar um pouco sobre eles.
Através da The Game Awards, cerimónia de premiação anual que reconhece os melhores videojogos de cada ano e os grandes feitos na indústria, foi considerado vencedor na categoria “Jogo do Ano” o título “God of War”. Este jogo é uma remasterização do clássico “God of War” para a Playstation 2 que saiu em 2005. Jogo também laureado pela melhor direção, na mesma cerimónia.
Na categoria “Best Ongoing Game” é eleito o melhor videojogo, que ainda é atualizado pela produtora ao longo do tempo, e o famoso “Fortnite” da Epic Games foi o vencedor, como já era esperado pelos fãs. Este jogo popularizou-se através do seu modo “Battle Royale” ou “Último Homem Sobrevivente”, em que os 100 jogadores da partida são atirados para um campo de batalha onde podem apanhar equipamentos para enfrentar os seus inimigos e o último sobrevivente ganha.
O jogo laureado pela melhor narrativa do mesmo foi “Red Dead Redemption 2” da Rockstar Games, criadora da franquia “Grand Theft Auto” e é classificado como pertencendo à categoria de ação-aventura. É uma prequela de “Red Dead Redemption” de 2010, sendo o terceiro título da franquia Red Dead. O enredo centra-se no bandido Arthur Morgan, um membro da gangue Van der Linde, que revela ter um grande papel na história. Mais tarde sabemos que também foi o premiado pela melhor trilha sonora e “design áudio”.
Não esquecendo a produção de jogos indie temos como a grande estrela “Celeste”, o melhor jogo de produção independente e com maior impacto nos jogadores em 2018. Este jogo de plataforma fala de uma jovem senhora que decide escalar o Monte Celeste, ignorando os avisos da avó. Mais tarde, na primeira noite, a montanhista tem um sonho onde a sua parte obscura sai de um espelho e tentará impedir a alpinista de subir a montanha, primeiro verbalmente e, mais tarde, à força.
No cenário de E-Sports, “Overwatch” da Blizzard foi premiado sendo o melhor jogo de cenário competitivo. A Cloud9 (LoL) foi considerada a melhor equipa devido ao seu desempenho no “Mundial de League of Legends” (2018) que foi considerado o melhor evento relacionado com os E-Sports em 2018; o treinador Bok “Reapered” Han-gyu (Cloud9 LoL) que foi considerado o melhor em todo o cenário competitivo e, como melhor apresentadora, temos a Eefje “Sjokz” Depoortere (LoL).
Como pudemos ver este foi um ótimo ano ao nível dos videojogos e esperamos que 2019 continue assim, ou que seja ainda melhor.

 

Design by JoomlaSaver