Inês Duque | Pé de Dança

Hoje irei falar de um tipo de dança que também pode ser considerado um desporto e até mesmo ginástica. Intitula-se natação sincronizada e são várias as pessoas que apreciam esta atividade.
Teve início no Canadá, na década de 1900, sendo um desporto/dança praticado maioritariamente por mulheres, havendo então pouca participação de homens nesta atividade.
É uma atividade que requer habilidades extraordinárias na água, para além de exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e uma sincronização precisa; também é necessário haver um controlo excepcional da respiração quando estão de cabeça debaixo de água. Acredita-se que a natação sincronizada surgiu de acrobacias simples na água e que com a evolução delas originou o ballet aquático. Essa modalidade era dotada de uma plasticidade de movimentos que foi ganhando fama (e aperfeiçoamento) até ser um desporto oficializado. O ballet aquático (como se chamava naquela época) só era executado nos intervalos das competições de natação.
Em 1891, esta dita dança começou a ser praticada por alemães durante uma disputa desportiva em Berlim. A primeira vez de que se ouviu falar de natação sincronizada foi em 1933, durante a Feira Mundial de Chicago. Foi aqui que, após uma apresentação de alunos de Katherine Curtis, o nadador (medalha de ouro) Norman Ross cunhou o termo “natação sincronizada”.
Esta dança apareceu nas Olimpíadas pela primeira vez, nos Jogos de 1952, em Helsínquia, como evento de demonstração; não ocorreram disputas de medalhas até 1968. A natação sincronizada passou a valer pódios na edição de 1984, em Los Angeles, dois anos após ter sido inserida no programa oficial.
Só nos Jogos Pan-Americanos de 1955, no México, é que este desporto apareceu pela primeira vez à escala global. Fez a sua estreia no programa do Mundial Aquáticos da FINA (Federação Internacional de Natação) na edição de 1973, em Belgrado.
O desporto é dividido em categorias, em idades e níveis, de acordo com o tempo de prática do desporto:
• Infantil A: 11 e 12 anos.
• Infantil B: até 14 anos.
• Juvenil: 13 a 15 anos.
• Júnior: 16 a 18 anos.
• Sénior: acima dos 18 anos.
Em Portugal existem alguns clubes de natação sincronizada, tais como: GesLoures e OSCN/Ovar Sincro Clube de Natação e Foca/ Clube de Natação de Felgueiras. E este ano, Portugal chegou às finais de um campeonato desta atividade, marcando, na manhã de 3 de agosto, 95.500 pontos, apenas 21 pontos atrás da Rússia.
Em suma, natação sincronizada é um tipo de dança (desporto/ginástica) que, apesar de muito complexo e complicado de executar se torna uma obra de arte aos nossos olhos. É daí que vem a ideia de se aproximar a um bailado feito debaixo de água. Isto torna esta modalidade algo bastante apreciável e digno de comentar, registar e avaliar.

Design by JoomlaSaver