P&V


O prometido é devido! E assim, o novo ano letivo começa, na Guilherme Stephens, com várias instalações renovadas: a biblioteca, a sala de alunos, o refeitório, o ginásio e os balneários dos rapazes. Também novo, para surpresa de muitos, é o laboratório de aprendizagem na Calazans Duarte.
Uma visita aos novos espaços da Guilherme Stephens permite documentar que, cumpridas as obras de 2ª fase, falta agora executar as da 3ª, a saber: a cozinha do refeitório e espaço de armazenamento de géneros e os balneários das raparigas anexos ao ginásio.

   


Mais bonitos são, sem dúvida! Mas, quanto à funcionalidade, a biblioteca mereceu reparos das pessoas que lá trabalham: “sem janelas que abram, vai tornar-se irrespirável quando aqui estiverem 20 ou 30 alunos”, disse a profºa Delfina que cumpre parte do seu horário na biblioteca. Também o mobiliário e a sua disposição lhe merecem reparos: “não temos visibilidade de grande parte da sala, por causa desta disposição em ilhas”, mas o pior é mesmo não haver renovação de ar”. Helena Braga Santos, bibliotecária responsável, concorda com estas críticas e acrescenta outras: “ a disposição das estantes e mesas origina, nalguns casos, que a luz do teto esteja sobre as estantes e não sobre as mesas. Mas a alternativa era não criar esses espaços isolados, encostando todas as estantes à parede, o que também não era funcional por causa das fichas elétricas que precisam de ficar acessíveis para os computadores pessoais dos alunos.” Em abono da verdade, Helena Braga Santos clarificou que “não houve coordenação entre os arquitetos e os responsáveis pela biblioteca, as estantes não são mobiliário homologado pela Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), mas o que foi possível comprar com o dinheiro disponível.” Aguarda a visita da responsável pela RBE e as suas sugestões para repensar a disposição do mobiliário, apesar de esta organização no espaço obedecer aos critérios definidos.

  


O laboratório de aprendizagem na Calazans Duarte suscitou apenas elogios. Espaço multifuncional, com equipamento audiovisual e informático, mesas para trabalho de grupo e bancadas de auditório, é sem dúvida uma sala que permite e obriga a diferentes práticas pedagógicas! Com visão e pouco dinheiro (+-1500€) se fez muito. A sua utilização dependerá de requisição prévia. O tempo dirá se valeu o investimento!

 

Design by JoomlaSaver