Erasmus+ 2017 na Calazans

Juliana Esteves e Margarida Salvador

Muitas vezes ouvimos dizer que os programas Erasmus, quer a nível universitário, quer no ensino secundário, marcam para sempre a nossa vida. Foi o que pudemos constatar quando recebemos estudantes da Irlanda do Norte, da Grécia e da Turquia nas nossas casas.
Através deste projeto tivemos a oportunidade de ter contacto e criar laços com estudantes da nossa faixa etária que muito provavelmente nunca iríamos conhecer, mas pudemos também verificar que o facto de nem todos termos em comum o idioma, a religião e até mesmo os costumes, não nos impediu de comunicarmos uns com os outros.
Para além disso, com as visitas que efetuamos a algumas empresas da Marinha Grande, nomeadamente a Centimfe e a Intermolde, assim como os trabalhos de projeto que realizámos, percebemos que o mundo dos negócios é mais complexo do que muitas vezes aparenta ser, que ao trabalhar em grupo é mais fácil ultrapassar as adversidades e que todas as opiniões devem ser respeitadas.
Em suma, esta incrível semana contribuiu para o nosso enriquecimento quer a nível pessoal, quer a nível cultural. Recomendamos a todos os que desejam vivenciar novas experiências a abraçar um projeto semelhante a este, que com certeza não se irão arrepender.